UnirG realiza o 3º Seminário do Internato em Saúde da Família e Comunidade

11 de Dezembro de 2019

Estudantes e professores de Medicina participaram na manhã de ontem, 10, da terceira edição do Seminário do Internato em Saúde da Família e Comunidade, no auditório do campus I da Universidade de Gurupi.   O evento foi aberto com uma apresentação do Grupo Sonart, composto pelos professores da Casa de Cultura da UnirG, Moisés Ribeiro e Jhonata Araújo, e pela professora de música Náyra Dayanna. Na oportunidade, os 51 internos do 9º período apresentaram 17 Projetos de Intervenção (PI) e Projetos Terapêuticos Singulares (PTS) que foram desenvolvidos nesse semestre. Estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde, Gutierrez Borges Torquato; o coordenador do curso de Medicina, Professor Fuad Moraes Ibrahim; o regente do Programa Saúde da Família (PSF), médico Diego Lorenzi Agnolin; o supervisor da residência em Medicina da Saúde em Família e Comunidade, professor Vladimir Tamayo Maestre. A coordenadora de estágio do curso, professora Mônica Marcolino, explica que o desenvolvimento dos projetos amplia a visão dos acadêmicos sobre o trabalho que é desenvolvido na Atenção Básica. “Muitos deles relatam que ainda não tinham a real ideia da importância desse tipo de intervenção. Então essa experiência os torna mais qualificados para identificar os problemas que precisam ser solucionados na comunidade, e também para agregar a equipe multidisciplinar que deve atuar em conjunto com o médico. A intenção sempre é melhorar as condições e saúde e a prevenção das doenças”, disse. O PI é uma proposta de ação para a resolução de um problema real observado no território em que o estudante atua, seja no âmbito da clínica ou da organização dos serviços, buscando a melhoria das condições de saúde da população, no contexto da atenção primária. Já o PTS é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar. Esse trabalho foi desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde do Roseno, Waldir Lins, Sevilha, João Manoel, Vila Íris, Bela vista, Casego, Jardim dos Buritis, Vila Nova, Sol Nascente, Pedroso e Parque das Acácias. A estudante Natália Trovo desenvolveu seu trabalho na Unidade Básica de Saúde Jardim dos Buritis. “É uma experiência muito rica, pois o contato com a população nos permitiu enxergar dificuldades que precisavam ser solucionadas. Nós criamos vínculo com a comunidade e isso é muito importante até para a nossa formação pessoal, diante de tudo o que é agregado”, falou.